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terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

15 de Março Dia da Escola


Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos. Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar. Autor: Juscelino Tanaka (Brasil Escola)










A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros.Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.




MUDANÇA DE PENSAMENTO
A estrutura da escola continua a mesma dos seus primórdios. Um prédio, divididoem classes, para onde vão as crianças. Nas classes, carteiras e lousa. Segundo apedagoga Mônica, o que realmente mudou ao longo dos séculos foi o pensamento daspessoas que fazem e freqüentam a escola. A função básica do estabelecimento deensino hoje é social e de transmissão cultural. Deixou de ser o centro detransmissão de conhecimento para se tornar responsável pela manutenção devalores e normas de conduta. As crianças passam muito tempo na escola eé lá que os alunos aprendem as formas de se relacionar.O conceito de transferir para a escola a responsabilidade de cuidar das crianças foidisseminado no período da industrialização que ocorreu no século XVIII, na Inglaterra e no século XIX, no resto da Europa, Estados Unidos e Japão.Nesse período, a ênfase era para crianças em idade de Educação Infantil.Porém, as creches não tinham caráter didático, mas de assistência social, deguarda.Apenas na década de 1980 é que foi iniciado um movimentopara reorganização da educação infantil com caráter pedagógico.E o grande questionamento de hoje é sobre o papel do professor.Afinal, ele é pressionado por todos os lados: pelos alunos, pelos pais, pelosdiretores.Atualmente, o acesso à informação foi disseminado;porém, segundo Mônica, isso não quer dizer acessoao conhecimento. Quando começaram os avanços dainformática chegou-se a ser aventada a hipótese de que o computadorsubstituiria o professor. Nada disso aconteceu. “A relação face aface entre as pessoas no espaço escolar é fundamental”, garante a pedagoga.“Seja um grupo de professores, grupo de alunos ou professores comalunos. Há toda uma cultura própria da escola de reunir pessoas que se relacionam. Nos processos de construção de conhecimento é que pode havertransformações”, disse. Mas as crises de alteração que vive a escola sãonormais uma vez que a educação é feita de conflitos. Apesar de ter uma estrutura que semodificou muito pouco e lentamente ao longo de sua história,“a escola deve persistir ainda por muito tempo”, afirmou a pedagoga Mônica Cukierkorn.






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Para todos que visitam meu bloguinho!!

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